Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C6

Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Z7_50MI0H42OOD770Q15S9JRD0LT6

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Dia 20 de novembro é a data nacional da Consciência Negra. Um momento de reflexões a respeito do racismo e pensar em mudanças por um país mais justo.

Zumbi, o Rei dos Palmares
 

O dia era 20 de novembro de 1695. Ali morria Zumbi, líder do então Quilombo dos Palmares. A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a elegerem a figura de Zumbi como símbolo de luta dos negros escravizados e dos seus descendentes.
 

Os quilombolas de Palmares lutaram em diversas batalhas contra o exército português no Brasil e contra expedições promovidas por capitães e por fazendeiros colonos. Zumbi de destacou como uma grande liderança pelo fato de ser um forte estrategista e líder de resistência contra os colonos escravocratas.
 

Uma data para marcar e fazer história
 

Assim, todo dia 20 de novembro, desde 2011, quando o evento foi declarado oficialmente no calendário, é Dia Nacional da Consciência Negra, uma data conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde sua colonização. Durante o período colonial, cerca de 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil na condição de escravos.
 

Mesmo tanto tempo após a escravidão, o racismo continua presente nas estruturas sociais e institucionais do país e é manifestado de formas distintas, seja por baixa remuneração, pelas tentativas de apagamento da cultura e da participação africana na construção da nação brasileira entre outras formas. É importante destacar que algumas conquistas das comunidades negras, têm sido implementadas. Mas ainda há uma longa luta pela frente.

Tags:
    Compartilhe:
    Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C7
    Complementary Content
    ${loading}